quarta-feira, 16 de março de 2011

Aminoácidos

Aminoácidos
São as unidades fundamentais das Proteínas.
Todas as proteínas são formadas a partir da ligação em sequência de apenas 20 aminoácidos.
existem, além destes 20 aminoácidos principais, alguns aminoácidos especiais, que só aparecem em alguns tipos de proteínas.

Principais Aminoácidos:

ÁCIDO ASPÁRTICO:  Ajuda na eliminação de amónia no organismo e a proteger o sistema nervoso central.

ÁCIDO GLUTÂMICO: Acredita-se que aproximadamente a metade da composição de aminoácidos  do cérebro é composta por ela.

combustível do cérebro.
Acredita-se também que o funcionamento normal do cérebro depende do Ácido glutâmico por ser uma substância necessária para a saúde do sistema nervoso.

ALANINA: Alanina ajuda o corpo a utilizar o ácido pantênico.

ALBUMINA: Geralmente proveniente da clara do ovo; proteína de alto valor biológico, devido a sua alta digestibilidade e por conter todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais, a albumina é reconhecida como a mais rica proteína animal, sendo fundamental para o crescimento e regeneração muscular. Tomar depois dos treinos ou antes de dormir.

AGININA: A arginina é vital para o funcionamento normal das glândulas pituitária.

tomada antes de dormir, ela aumenta a produção do hormônio de crescimento.
 Ela ajuda da desintoxicação de resíduos venenosos e substâncias tóxicas, ajuda também na recuperação de ferimentos. Uma alta percentagem do colágeno (a cola do organismo) é constituída de argenina. É idial quando combinam com Oritina.

CAFEÌNA: Estimula o batimento cardíaco resultando numa aceleração da frequência de respiração e aumento do metabolismo basal. É um poderoso estimulante, resultando num desgaste menor e mais resistência durante os treinos. Em excesso causa insónia, inquietação ou batimento cardíaco exagerado.


CISTEÌNA; A cisteína é a principal fonte de enxofre na dieta. Juntamente com outras substâncias, a cisteína ajuda na desintoxicação do corpo, aumenta a eficiência do processo de recuperação e a resistência a doenças. É importante também para o crescimento dos cabelos, unhas e recuperação da pele.



FENILALANINA: É um aminoácido essencial que é obtido através da alimentação ou complementos, uma vez que não é produzida pelo corpo. É necessária à tiróideo e aos vasos sanguíneos. Pesquisas revelam que tem efeitos antidepressivos devido a seu papel na formação de neurotransmissores, que positivamente contribuem para o bom humor, disposição e atenção.



GLICINA: Embora seja o aminoácido mais simples, a glicina mostrou ser necessária para o funcionamento normal do sistema nervoso, da pele e dos tecidos musculares.


GLUCURONOLACTONA: Trata-se de um hidrato de carbono. Existe muitas informações com relação a sua actividade fisiológica. age como desintoxicante e auxilia a extração dos produtos do metabolismo através da urina, um aumento da excreção não se regista como administração de glucuronolactona em forma de bebida. A tese é que esta substância auxilia ou intensifica a eliminação de substâncias originais durante esforços físicos prolongados e intensos.

ISOLEUCINA: Um dos oito aminoácidos essenciais, a isoleucina é fornecida pelos alimentos e por complementos, uma vez que o organismo não consegue produzi-la.


LEUCINA: O outro aminoácido essencial que não é fabricado pelo corpo, a leucina é formada pelos alimentos e por complementos. A literatura especializada indica que ela pode ser útil para pessoas que queiram ganhar ou perder peso.


LISINA: Este aminoácido essencial é necessário na formação de anticorpos, na produção de hormônio e enzimas e na recuperação de tecidos. A lisina não é produzida pelo organismo, é obtida através da alimentação e de complementos.

METIONINA: Acredita-se que este aminoácido essencial  ajuda na limpeza do fígado e rins, controla o colesterol e expulsa resíduos tóxicos. A mentionina ajuda a fortalecer a unhas e melhorar a flexibilidade e o tom da pele.

ORNITINA: Ajuda a estimular o sistema imunológico. Parece que também tem influência na energia do corpo.

TAURINA: Acredita-se que a taurina representa um papel de neurotransmissor. Estes actuam na transmissão de informação de uma célula nervosa para a outra. Esta particularidade da taurina ainda não foi confirmada cientificamente. É possível que a taurina intensifica acção da cafeína tendo portanto uma acção estimulante. É produzido na biles pela reacção da metionina e da cristina durante a síntese da teurina.

TREONINA: A literatura especializada indica que este aminoácido essencial previne a indigestão e as disfunções intestinais. Como não é produzido pelo corpo, é obtido através da alimentação ou complementos.

TRIPTOFANO: Seu corpo não fabrica este aminoácido essencial; ele deve ser obtido através da alimentação e complementos. O triptofano é usado pelo cérebro na produção de serotinina e trabalha em parceria com várias vitaminas do complexo B, ajudando-as a funcionar com todo o seu potencial .

Sem comentários:

Enviar um comentário